by Cocax | Quinta-feira, 02 Outubro , 2008, 22:04

Anteontem foi uma professora à nossa sala dizer que ia lançar, e passo a citar,  uma espécie de "Clube de Padrinhos e Madrinhas" para os alunos mais novos e que andava à procura de voluntários no secundário para ocuparem esses postos. Basicamente, o que teríamos de fazer era, por um lado, se víssemos algum miudito a berrar ou a brincar às caçadinhas no meio dos corredores (parece que eles não sabem comportar-se muito bem numa escola secundária segundo a professora... - porque será?) teríamos o dever de lhes chamar à atenção e, por outro, se algum marmanjo mais velho atormentasse um dos pequenitos, eles teriam alguém a quem recorrer e que os encaminharia para funcionários, professores ou Conselho Executivo para que o assunto fosse resolvido.

 

O meu primeiro pensamento foi: "Agora é que isto vai ficar parecido com o Zoológico de Lisboa: primeiro colocaram os animaizinhos aqui na escola e agora vão criar um programa de "Apadrinhamento de Crias", à semelhança do que acontece no Sul."

 

Mas mais tarde, na hora de almoço, quando nos foi permitida a entrada na cantina, ainda estavam lá alguns dos alunos da primária. E eles eram tão queridos! Brincavam connosco, a deitar a língua de fora, a esconder a cara ou a sorrir (não, não pareciam estar com medo...) e até me deu vontade de apadrinhar (ou "amadrinhar") alguns deles.

 

O problema é que pelos vistos o apadrinhamento será só a alunos do 5º ano e a impressão que tenho é que esses já não costumam ser tão fofinhos-tipo-um-ursinho-de-peluche. Como já têm aulas de tarde, mais que três disciplinas, um professor e lhes são atribuídos números, acham que já são crescidos de mais para respeitarem os outros alunos e, muitas vezes, funcionários e professores. Não há sorrisos e línguas de fora de forma carinhosa, mas mal criação e insolência.

 

Obviamente que não se pode generalizar e a minha adesão a este projecto será posta em consideração (até porque a professora falou em reuniões e debates, e não me está nada a apetecer ficar de tarde na escola para apanhar uma seca).

 

A ver vamos.

Tags:
Estou: Doente
Música: Come as You Are - Nirvana

Pesquisa
 
Twitter
    Last FM
    Rádio
    Flickr
    www.flickr.com